Circuito Foco na COP30

Belém se prepara para sediar a COP30 em 2025 e, como parte das ações de mobilização científica e social que antecedem o evento, acontece entre 11 e 20 de novembro de 2025 o Circuito Foco na COP30, no Fórum Landi (Cidade Velha), Universidade Federal do Pará (UFPA).
A iniciativa é organizada pelo projeto de pesquisa “COP30 em Belém (PA): das oportunidades de transformações urbanas aos desafios para a sustentabilidade, participação e controle social”, financiado pelo CNPq e coordenado pela professora Olga Lúcia Castreghini de Freitas, Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA).

O circuito reúne pesquisadores, lideranças comunitárias, movimentos sociais e representantes de organizações da sociedade civil para debater clima, justiça socioambiental, impactos urbanos, turismo, memória e perspectivas para a capital amazônica.

Adaptação climática e periferias urbanas abre o circuito

O evento inicia em 11 de novembro, às 16h, com o Painel 1 – Adaptação Climática e Periferias Urbanas.
A mesa contará com:

Racismo ambiental, lazer e cidade são tema do dia 13

Em 13 de novembro, das 10h às 12h, no INEAF/UFPA (sala 14), ocorre a mesa
“Lazer, Cidade e Natureza em Disputa: Racismo Ambiental e Decolonialidade”, parte da programação do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia na COP30, com:

Emergência climática sob perspectiva do Sul Global

No dia 17 de novembro, das 16h às 18h, será realizado o Painel 2 – Emergência Climática: uma Perspectiva do Sul Global, com:

Qual será o legado da COP30 para Belém?

Em 18 de novembro, das 16h às 18h, o Painel 3 – COP30 em Belém: qual o legado? discutirá impactos e perspectivas, reunindo:

Lançamento de e-book

Ainda no dia 18 de novembro, às 18h, ocorre o lançamento do e-book “A COP30 como megaevento: repercussões espaciais em uma metrópole amazônica”, organizado por Olga Lúcia Castreghini de Freitas e Tiago Veloso dos Santos. A obra apresenta análises inéditas sobre impactos metropolitanos e socioterritoriais da realização da COP30 em Belém.

Roteiro Geo-Turístico pelos Caminhos da COP30

Encerrando o circuito, em 22 de novembro, das 8h30 às 12h, haverá um Roteiro Geo-Turístico guiado por Maria Goretti da Costa Tavares e sua equipe, com ponto de encontro na Praça do Arsenal, na Cidade Velha. O percurso evidencia espaços emblemáticos de Belém e discute transformações recentes na cidade, integrando cultura, urbanismo e sustentabilidade.